Junho é o Mês do nosso orgulho LGBTQIAP+ e de Biscoito! Mas você sabe por quê?

Junho começou a ser o mês do Orgulho LGBTQIAP+ depois do dia 28 de junho de 1969, quando ocorreu a rebelião do StoneWall nos Estados Unidos. Naquela época, ser da comunidade LGBTQIAP+ era crime em diversas partes do país. E nesse dia, policiais invadiram o StoneWall In, um bar que era super conhecido e frequentado, situado em New York.


Foi uma invasão bem violenta e foram presas muitas pessoas trans, drags e que usavam roupas denominadas para o gênero oposto. A partir disso, houve uma revolta contra a operação e nos cinco dias que se seguiram muitos protestos se deram na frente do bar. No ano seguinte, em junho de 1970, começaram as primeiras paradas LGBTQIAP+ nos Estados Unidos como forma de protesto  ao que tinha ocorrido no bar.


Outras manifestações se espalharam pelas cidades do país como em Los Angeles e Chicago, além de Nova York. Em 1971 foi a vez de Boston, Dallas, Milwaukee e países como Londres, Paris, Berlim Ocidental e Estocolmo. Dessa maneira, junho se tornou um mês para lembrarmos a história de quem veio antes de nós e também para celebramos a nossa existência e lutar pela nossa resistência.


Eae gostou da informação? Essa é a nossa luta! ✊

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

MAIS DO BISCOITO