Nasceu uma bandeira. Conheça a história do símbolo do vale!

Durante quase 10 anos, entre 1969 e 1977, o vale usou a bandeira com triângulo rosa como forma de ressignificar o sentido dado pelos nazistas. Este símbolo era utilizado pelo campo de concentração para identificação de presos homossexuais.

Não muito feliz com a bandeira que carregava um sentido pesado, o político e ativista norte-americano Harvey Milk resolveu chamar seu conhecido designer Gilbert Baker e pediu pra ele criar uma bandeira que significasse coisas boas para a comunidade.

A bandeira tinha oito cores: rosa para o sexo, vermelho para a vida, laranja para a cura, amarelo para a luz do sol, verde para a natureza, turquesa para a arte, índigo para a serenidade e violeta para o espírito.


Nos anos seguintes, a bandeira teve uma alteração de oito cores para seis cores, por questões de produção e essa última forma acabou caindo no gosto popular e vem sendo usada até hoje como símbolo de resistência. Baker nunca cobrou ou foi atrás de lucros. Sempre teve em mente que aquele deveria ser um símbolo para todes, não algo a ser comercializado.


Eae curtiu a informação? Então pegue a sua bandeira e bora colorir o mundo! 🌈🌈

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

MAIS DO BISCOITO