Contagem regressiva PB2023

00
Dias
00
Horas
00
Minutos
00
Segundos

A história por trás da bandeira arco-íris, símbolo da comunidade.

Onde tem gay não tem paz, e com a história da nossa bandeira não seria diferente, né? Confira a história completa aqui.

Apesar de hoje em dia as coisas serem outras, tudo teve início dentro da Alemanha nazista, que utilizava o triângulo rosa como identificação para prisioneiros homossexuais nos campos de concentração, e após o fim da Segunda Guerra Mundial esse símbolo foi utilizado durante quase dez anos (1969-1977) como forma de ressignificar o sentido dado pelos nazistas. Após esse período, Harvey Milk, o primeiro homem abertamente gay a ser eleito a um cargo público na Califórnia era político e ativista, e resolveu chamar Gilbert Baker para desenvolver uma bandeira que significasse coisas boas para a comunidade. E trocar esse significado pesadíssimo que já vinha a um tempo, né?

Inicialmente, a bandeira tinha oito cores: rosa que significa o sexo, vermelho para a vida, laranja para a cura, amarelo para a luz do sol, verde para a natureza, turquesa para a arte, índigo para a serenidade e violeta para o espírito. Até, durante um tempo durante os anos de 1990 foi adicionada a cor preta, para homenagear às vítimas do HIV, porque além da questão da sexualidade, a bandeira também trazia mensagens fortes sobre saúde e estigmas. E, aos poucos ela foi voltando a ter as cores iniciais.

Nos anos a seguir, a bandeira teve outras alterações vindo de oito para seis cores e acabou caindo no gosto popular e vem sendo utilizada como símbolo de resistência até hoje. Atualmente, marcas como Doritos, Havaianas, Cartoon Network, Burguer King e muitos outros se uniram a causa, e vem distribuindo brindes com a bandeira arco-íris com o intuito de disseminar ainda mais a causa. Inclusive o Prêmio Biscoito, com o Rainbow Carpet que é uma adaptação da bandeira LGBTI+ para os closes dos nossos convidados.

Atualmente, a nova bandeira além das seis listras coloridas, há o preto e o marrom, contemplando a diversidade racial. Além disso, os três tons da bandeira trans (rosa, branco e azul) também aparecem.

E aí, curtiu a informação? Então pegue a sua bandeira e vamos colorir o mundo! Aproveita, e siga a gente nas redes sociais e acompanhe outros conteúdos sobre a nossa comunidade.