Tudo teve início no mês de junho de 1969, quando pessoas LGBTI+ sofriam uma forte discriminação e perseguição por parte da sociedade e das autoridades. Locais frequentados pela comunidade sempre eram alvos constantes de invasões e repressões policiais. Mas, tudo aconteceu no dia 28 de junho de 1969, quando a polícia bateu contra o Stonewall Inn, bar de Nova York, mas dessa vez os frequentadores decidiram resistir. Mulheres transgênero, lésbicas, gays, bissexuais e outros membros da comunidade enfrentaram os policiais lutando contra a violência sofrida, criando uma onda de protestos que se estenderam por muitos dias, com cada vez mais pessoas se juntando às manifestações.
A partir desse ano o dia 28 de junho ficou conhecido como o dia do Orgulho LGBT, e muitas cidades ao redor do mundo passaram a realizar paradas e eventos durante o mês de junho para celebrar a diversidade sexual e de gênero, lutando pelos direitos e relembrando a importância da luta pelos direitos iguais para todas as pessoas.
No Brasil, temos a maior Parada LGBTQIAPN+ do mundo, que acontece desde 1997, na Avenida Paulista. O evento que movimenta muitas marcas, artistas e personalidades com o intuito de visibilizar ainda mais a comunidade dentro do mês. Que no ano passado, apresentou o tema super importante de “Vote com orgulho – por uma política que representa” com a ideia de fomentar a eleição e poder acabar com o governo homofóbico e ditador que estávamos vivendo. Neste ano, a Parada será comemorada no dia 11 de junho [uma semana antes do Prêmio Biscoito], e ainda tem discussões por volta do tema a ser tratado neste ano.
Além da Parada LGBTI+, muitos outros eventos e ações acontecem no mês de junho com a ideia de divulgar ainda mais a comunidade, e é por isso, que o Clube Biscoito escolheu o mês de junho para celebrar o Prêmio Biscoito, a fim de aumentar a conscientização sobre à diversidade sexual e de gênero, promovendo a inclusão e celebração de todos os corpos e identidade de todes.
Mas, acima de tudo isso, o Clube Biscoito também acha que não devemos fomentar esse assunto apenas em junho, e sim o ano todo, com ações, divulgações, visibilidade para artistas, influenciadores e personalidades LGBTI+.
Aproveita, e siga a gente nas redes sociais e acompanhe outros conteúdos sobre a nossa comunidade.